Eixos Temáticos Permanente (ETPs)

Eixos Temáticos Permanentes (ETPs) e Grupos de Trabalho Científico (GTCs)

Nesta seção você encontra informações sobre o que são os ETPs e as suas identidades (áreas de pesquisa e de ação) e os GTCs e sua composição (Pesquisadores Filiados que compõem cada um dos grupos).

ETP - EIXO TEMÁTICO PERMANENTE

O que são os ETPs ?

O EIXO TEMÁTICO PERMANENTE - ETP assemelha-se e funciona como um "grupo de pesquisa", se constituindo em um espaço imaterial que, orientando-se a uma determinada temática, se destina a planejar, articular, organizar e desenvolver a produção do conhecimento.

Por exemplo, o ETP-04 Produção do conhecimento e educação escolar indígena, liderado pelo Dr. Alceu Zoia organiza e conduz este tema dentro da RedeCT, produzindo a seção temática específica no Congresso Científico Internacional da RedeCT (CCI da RedeCT), pode organizar congresso específico em âmbito regional, nacional ou internacional conduzindo a chancela da RedeCT, pode organizar um livro a partir dos trabalhos de sua seção no CCI da RedeCT, pode propor e desenvolver um projeto de extensão universitária e mesmo um processo de captação de recursos de modo vinculado à RedeCT e ao seu CNPJ.

Quantos ETPs a RedeCT possui?

Em 10/11/2023, dentro do IV CCI (Belém/PA), em Reunião Técnica da RedeCT (aberta aos interessados), foram propostos 22 ETPs, que estão disponibilizados logo abaixo (você encontrará mais adiante, ainda nesta seção, o detalhamento de cada ETP, inclusive com a composição de seu GTC).

Listagem dos 22 ETPs da RedeCT:

A partir de um estudo detalhado sobre as temáticas tratadas (nos 12 volumes já publicados do Livro RedeCT, nos webinários conduzidos e nas 4 edições do Congresso Científico Internacional da RedeCT) e ainda sobre a recorrência de pesquisadores à frentes destes temas, a RedeCT propõe os seguintes ETPs e líderes de GTs (inclusive a RedeCT agradece à FAPESP pelo financiamento de uma bolsa de pesquisa para que um doutorando se dedicasse a este trabalho, via Edital Mídia Ciência/FAPESP):

ETP-01 - Cultura, história e políticas públicas para Povos Tradicionais Líder: Dr. Nelson Russo de Moraes, Vice-líder Dr. Diógenes Alencar Bolwerk, Secretária geral: Me. Francielli Gonçalves Rodrigues).

ETP-02 - Comunicação, inovação e uso de tecnologias pelos e em favor dos Povos Tradicionais (Líder: Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior).

ETP-03 - Estudos sobre cultura, costumes e tradições dos povos originários das Américas (Líder: Dra. Lorranne Gomes da Silva).

ETP-04 - Produção do conhecimento e educação escolar indígena (Líder: Dr. Alceu Zoia).

ETP-05 - Estudos sobre Comunidades Tradicionais Quilombolas e cultura afrodescendente (Líder: Dra. Ludmila Pereira de Almeida).

ETP-06 - Produção do conhecimento e educação escolar quilombola e ribeirinha (Líder: Dra. Ana D'Arc Martins de Azevedo).

ETP-07 - Estudos sobre comunidades tradicionais geraizeiras (Líder convidada: Dra. Mônica Celeida Rabelo Nogueira).

ETP-08 - Estudos sobre comunidades tradicionais de quebradeiras de coco-babaçu e outras expressões amazônicas (Líder: Dra. Rejane Cleide Medeiros de Almeida).

ETP-09 - Estudos sobre comunidades tradicionais caiçaras e de pescadores artesanais de praias e mares (Líder convidado: Dr. Carlos Alberto Sarmento do Nascimento).

ETP-10 - Estudos sobre comunidades tradicionais de Povos de Terreiro (Líder: nonono, Vice-líder: nonono, Secretário Geral: Me. Fábio Freitas dos Santos).

ETP-11 - Estudos sobre comunidades tradicionais sertanejas e de Guardiães de Sementes (Líder: Dra. Izabel Castanha Gil, Vice-líder: nonono, Secretário Geral: Prof. Victor Hugo Silva Souza).

ETP-12 - Agricultura local e segurança alimentar/nutricional aplicada aos povos tradicionais (Líder: Dra. Andrea Rossi Scalco, Vice-líder: Dra. Ana Elisa Bressan Smith).

ETP-13 - Estudos sobre decolonialidade e interculturalidade (Líder: Dr. Alonso Bezerra Carvalho).

ETP-14 - Estudos sobre cosmovisão de Povos Tradicionais (Líder: Dr. Luciene Cristina Risso, Vice-líder: nonono, Secretária Geral: Me. Cássia Amélia Gomes).

ETP-15 - Gestão e Educação Ambiental (Líder convidada: Dra. Angélica Góis Morales).

ETP-16 - Museologia, museus e espaços museológicos (Líder: Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior).

ETP-17 - Gestão social, geração de renda e economia solidária (Líder: Dr. Lamounier Erthal Villela).

ETP-18 - Estudos sobre povos originários da África e da Oceania (Líder: Dr. Tiago Tendai Chingore).

ETP-19 - Estudos sobre comunidades tradicionais faxinalenses e de origens na imigração europeia e asiática (Líder: nonono).

EPT-20 - Estudos sobre educação diferenciada e diversidade no ensino superior (Líder: Dra. Carla Giovana Souza Rocha).

ETP-21 - Etnoesporte, grafismo e arte de povos tradicionais (Líder: Dr. Fábio José Cardias-Gomes).

ETP-22 - Iniciação Científica / ETP Especial (Líder: nonono).

GTC - GRUPO DE TRABALHO CIENTÍFICO

O que são os GTCs ?

O Grupo de Trabalho Científico - GTC é um grupo de Pesquisadores Filiados à RedeCT, que por sua vez, se organizam a partir de um líder e um vice-líder, assumindo a organização e gestão continuada de um ETP.

Assim, não existe um ETP sem que haja um GTC para a sua sustentação. Cada ETP é planejado e conduzido por um GTC.

Como é a composição de um GTC ?

  • um Líder (Pesquisador Sênior);

  • um Vice-líder (Pesquisador Sênior);

  • um Secretário Geral (Pesquisador ou Pesquisador Sênior);

  • Além destes, o GTC deverá ter (obrigatoriamente) mais 10 integrantes (Pesquisadores Sêniors);

  • Obrigatoriamente um dos membros do GTC deverá ser membro de Povo Originário ou Comunidade Tradicional (observando-se a ligação de sua matriz com a temática do ETP conduzido pelo GTC);

  • Obrigatoriamente um dos membros do GTC deverá ser pesquisador internacional (que não seja do Brasil).

  • A liderança do GTC poderá admitir, além de todo o quadro acima, até 3 Pesquisadores Filiados (não doutores, que tenhm o título de Mestre ou Certificado de Graduação).

Qual a autonomia, a linha de comando e o controle externo sobre o ETP e o GTC ?

O GTC e, por decorrência, o ETP possuem autonomia interna na condução dos trabalhos, observando-se as especificidades e limites impostos pelo Regimento Interno da RedeCT, as orientações dadas pelos valores centrais e operacionais da Rede e ainda as diretrizes dialogadas junto aos dirigentes da RedeCT.

Dentro do GTC e, por decorrência, no âmbito do ETP, o líder e o vice-líder respondem pelo planejamento, organização, execução e controle dos trabalhos, assim são hierarquicamente os gestores destas instâncias.

o controle externo do GTC (e por decorrência do ETP), ainda dentro do âmbito da RedeCT é realizado pela Vice-coordenadoria Científica, Comitê de Legitimação, Coordenadoria Geral e pela Assembleia Geral dos Pesquisadores Filiados. No âmbito da OSCIP SocialDHC, pela sua Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Assembleia Geral de Associados.

POSSIBILIDADES E DEVERES DO GTC

DEVERES DO GTC JUNTO À REDECT:

(1) Respeitar o Regimento Interno da RedeCT todas as suas cláusulas;

(2) Alinhar-se e defender os valores centrais e operacionais da RedeCT;

(3) Atender às demandas administrativas e editoriais da RedeCT (de modo especial a apreciação, avaliação e emissão de parecer para os seus diversos projetos);

(4) Manter os seus integrantes devidamente regulares junto à RedeCT;

(5) Zelar pelo controle de endogenia editorial, mantendo (no mínimo) 70% dos trabalhos de autores externos ao grupo de integrantes do GT;

(6) Manter o limite máximo de 20% de trabalhos que versem sobre a temática do GT, mas não dialoguem diretamente com o tema “Povos Tradicionais” (nas seções dos congressos da RedeCT, no conjunto de capítulos de livros organizados e ainda em dossiês produzidos para revistas científicas);

(7) Orientar os diferentes públicos e vetar trabalhos que não atendam às legislações de ética em pesquisas com pessoas, de propriedade intelectual (plágio) e ainda quanto à Lei Geral de Proteção de Dados das Pessoas (LGPD);

(8) Orientar os diferentes públicos e revisar os trabalhos finais que seguirão para a publicação em Anais de Congressos ou em Livros Organizados (especialmente quanto à língua portuguesa e normas da ABNT);

(9) i. Ao final dos congressos da RedeCT (dos quais o ETP participar), em especial o Congresso Científico Internacional da RedeCT, o Secretário Geral deverá – em no máximo dez dias – enviar à Vice-coordenadoria de Eventos Científicos a sua parte do documento Anais para publicação, seguindo as normas e padrões editoriais orientados por esta vice-coordenadoria;

(10) Manter atualizadas as informações das suas áreas no website da RedeCT;

(11) Manter atualizado o documento ATA onde constem as decisões administrativas, encaminhamentos e resumos de reuniões constando a presença dos membros. A Ata deve estar disponível em sua área no website da RedeCT. Orienta-se suprimir menções de nomes e trechos que necessitem de reserva quanto à publicação.

POSSIBILIDADES DO GT:

(1) Utilizar a marca RedeCT no sentido de que o referido pesquisador integra a Rede e nesta faz parte do seu Comitê Científico;

(2) Organizar e reorganizar, sempre que necessário o fluxo de trabalho do GTC, inclusive ajustes amistosos quanto à sua composição e mesmo liderança;

(3) Planejar, organizar, conduzir, avaliar e controlar o ETP ao qual está relacionado o GTC;

(4) Definir (dentre seus integrantes/doutores e mesmo convidados externos) quem comporá comissões de trabalho em congressos internos e externos à RedeCT;

(5) Dentro dos congressos da RedeCT, articular, propor e conduzir mesas-redondas e conferências;

(6) Organizar livros articulando saberes e produções (inclusive oriundas das seções dos congressos da RedeCT;

(7) Articular a publicação dos melhores artigos (no âmbito do seu ETP dentro do Congresso Científico Internacional da RedeCT) em revistas científicas;

(8) Publicar, com maior facilidade, suas obras pelo ecossistema RedeCT e suas conexões acadêmicas;

(9) Conduzir, sob chancela e cooperação com a RedeCT, congresso regional ou temático do ETP sob responsabilidade do GTC.

NA SEÇÃO ABAIXO ESTÃO DISPOSTAS AS APRESENTAÇÕES DOS ETPs E SEUS GTs

Image

ETP 01 - CULTURA, HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS TRADICIONAIS

Este Eixo Temático Permanente estuda e potencializa a produção científica sobre a cultura, história e políticas públicas para Povos Tradicionais, neste sentido acolhe trabalhos que contemplam as seguintes palavras-chave: história de povos tradicionais, lingüística indígena, cultura e tradições de povos tradicionais, violência e conflitos, direitos de povos tradicionais, políticas públicas para povos tradicionais, dentre outros.

Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes (UNESP)

Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes (UNESP)

LÍDER DO ETP 01

Pesquisador Filiado nº 01

<orcid>

E-mail: nelson.russo@unesp.br

Currículo lattes
Prof. Dr. Diógenes Alencar Bolwerk (UNILA e UNIOESTE)

Prof. Dr. Diógenes Alencar Bolwerk (UNILA e UNIOESTE)

Vice-líder do ETP 01

Pesquisador Filiado

<orcid>

E-mail: diogenes.bolwerk74@gmail.com

Currículo lattes
Profa. Me. Francielli Gonçalves Rodrigues (GEDGS/UNESP)

Profa. Me. Francielli Gonçalves Rodrigues (GEDGS/UNESP)

Secretaria Geral do ETP 01

Pesquisadora Filiada

<orcid>

E-mail: francielli.rodrigues@unesp.br

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 01 (ETP 01)

(1) Dr. Nelson Russo de Moraes -Líder - cad.01 - (UNESP)

(2) Dr. Diógenes Alencar Bolwerk -Vice-líder - cad... - (UNILA e UNIOESTE)

(3) Me. Francielli Gonçalves Rodrigues - Secretária Geral - cad... - (GEDGS/UNESP)

(4) Bel. Carla Yoly Maydana Yugar - cad.22 - (mestranda na UNESP) Representante dos Povos Aymara e Joyenho (Povos Originários da Bolívia)

(5) ...... (pesquisador de outro país não Brasil)

(6) Dr. Dauto João da Silveira - cad.04 - (UTFPR)

(7) Dra. Layanna Giordana Bernardo Lima - cad.24 - (UFT)

(8) Dra. Angela Inês iberatti - cad.51 (FEA/Araçatuba)

(9) Dra. Edna Ferreira Alencar - cad.54 - (UFPA).

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 01 - ETP 01

O ETP 01congrega estudos e trabalhos acadêmicos e científicos acerca da Cultura, História e Políticas Públicas relacionadas aos Povos Tradicionais (desde os indígenas, passando pelos quilombolas até as mais novas expressões que buscam enquadramento dentro da ampla circunscrição das comunidades tradicionais.

Dentre outros estuda os seguintes subtemas: cultura, história, políticas públicas, direitos universais, direitos constitucionais, diálogos internacionais e classificações de povos e comunidades.

ETP 02 - COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS PELOS E EM FAVOR DOS POVOS TRADICIONAIS

Este Eixo Temático Permanente nononononon nononon nnoon nnn nononononono nonononono nonononoon non nono no nonoonno nonono nonono nonono nono nononon nononono nonoonnono.

Prof. Dr. Nono nonon ononnno

Prof. Dr. Nono nonon ononnno

LÍDER DO ETP 02

Orcid: nononononono

E-mail: nonononononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononononnonono

Prof. Dr. Nononononnonono

Vice-líder do ETP 02

Orcid: nonononono

E-mail: nonononononononono

Currículo lattes
Prof. Me. Nono nonon onnononoon

Prof. Me. Nono nonon onnononoon

Secretário Geral do ETP 02

Orcid: nononononono

E-mail: nononononnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 02 (ETP 02)

(1) Dr. Non onono nononn - Líder (nonononno)

(2) Dr. Nononon nnnnonono - Vice-líder (nononoononon)

(3) Me. Nonon onononn ono - Secretário Geral

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 02 - ETP 02

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 03 - ESTUDOS SOBRE CULTURA, COSTUMES E TRADIÇÕES DOS POVOS ORIGINÁRIOS DAS AMÉRICAS

Este Eixo Temático Permanente nononononon nononon nnoon nnn nononononono nonononono nonononoon non nono no nonoonno nonono nonono nonono nono nononon nononono nonoonnono.

Prof. Dr. Nono nonon ononnno

Prof. Dr. Nono nonon ononnno

LÍDER DO ETP 03

Orcid: nononononono

E-mail: nonononononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononononnonono

Prof. Dr. Nononononnonono

Vice-líder do ETP 03

Orcid: nonononono

E-mail: nonononononononono

Currículo lattes
Prof. Me. Nono nonon onnononoon

Prof. Me. Nono nonon onnononoon

Secretário Geral do ETP 03

Orcid: nononononono

E-mail: nononononnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 03 (ETP 03)

(1) Dr. Non onono nononn - Líder (nonononno)

(2) Dr. Nononon nnnnonono - Vice-líder (nononoononon)

(3) Me. Nonon onononn ono - Secretário Geral

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 03 - ETP 03

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 04 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Este Eixo Temático Permanente aborda estudos e processos de produção de conhecimentos da educação escolar indígena.

Prof. Dr. Alceu Zoia (UNEMAT)

Prof. Dr. Alceu Zoia (UNEMAT)

LÍDER DO ETP 04

Pesquisador Filiado nº 31

<orcid>

E-mail: alceuzoia@gmail.com

Currículo lattes
Profa. Dra. Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira (UNEMAT)

Profa. Dra. Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira (UNEMAT)

Vice-líder do ETP 04

Pesquisadora Filiada nº15

<orcid>

E-mail: waldineiaferreira@unemat.br

Currículo lattes
Profa. Me. Amanda Pereira da Silva Azinari (UNEMAT)

Profa. Me. Amanda Pereira da Silva Azinari (UNEMAT)

Secretária Geral do ETP 04

Pesquisadora Filiada nº16

<orcid>

E-mail: amanda.azinari@unemat.br

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 04 (ETP 04)

(1) Dr. Alceu Zoia (UNEMAT)

(2) Dra. Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira (UNEMAT)

(3) Me. Amanda Pereira da Silva Azinari (UNEMAT)

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 04 - ETP 04

Este Eixo Temático Permanente é sobre estudos e produções de conhecimentos da educação escolar indígena com reflexões e construções decoloniais. Acolhe trabalhos que abordem: direitos e políticas públicas específicas para educação indígenas, formação inicial e continuada de professores no contexto do ensino, pesquisa e extensão; práticas pedagógicas interculturais em diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar; presença das cosmogonias indígenas na educação escolar indígena.

ETP 05 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS E CULTURA AFRODESCENDENTE

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dra. Ludmila Pereira de Almeida

Prof. Dra. Ludmila Pereira de Almeida

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 05

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Profa. Me. Jardilene Gualberto Pereira Fôlha

Profa. Me. Jardilene Gualberto Pereira Fôlha

Secretaria Geral do ETP 05

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7216-5232

E-mail: jardilene.gualberto@mail.uft.edu.br

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 05 (ETP 05)

(1) Dra. Ludmila Pereira de Almeida - LATTES

(2) Dr. nonononoono

(3) Me. Jardilene Gualberto Pereira Fôlha - LATTES

(4) Me. Laurenita Gualberto Pereira Alves - LATTES

(5) Dra. Layanna Giordana Bernardo Lima - LATTES

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) Representante de Comunidade Quilombola: Profa. Celenita Gualberto Pereira Berniei - LATTES

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 05 - ETP 05

O EPT 05 discute questões que envolvem uma série de aspectos importantes que ajudam a compreender a complexidade e a riqueza dessas comunidades, por exemplo: História e Formação dos Quilombos, Identidade Cultural, Direitos Territoriais, Patriarcado e Gênero, Saberes Tradicionais, Desafios Sociais e Econômicos, Educação e Formação, Movimentos Sociais, Relação com o Estado, e Patrimônio Cultural Imaterial. Esses pontos oferecem um panorama abrangente para uma discussão rica sobre as comunidades tradicionais quilombolas e sua cultura afrodescendente, ressaltando tanto os desafios quanto as contribuições dessas comunidades para a sociedade brasileira como um todo.

ETP 06 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E RIBEIRINHA

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. Ana D'Arc Martins de Azevedo

Prof. Dr. Ana D'Arc Martins de Azevedo

Currículo lattes
Profa. Me. Laurenita Gualberto Pereira Alves

Profa. Me. Laurenita Gualberto Pereira Alves

Currículo lattes
Profa. Me. Cleuma Roberta de Souza Marinho

Profa. Me. Cleuma Roberta de Souza Marinho

Secretaria Geral do ETP 06

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0837-275X

E-mail: cleumamarinho@yahoo.com

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 06 (ETP 06)

(1) Dra. Ana D'Arc Martins de Azevedo - LATTES

(2) Me. Laurenita Gualberto Pereira Alves (Representante de Comunidade Quilombola) - LATTES

(3) Me. Cleuma Roberta de Souza Marinho - LATTES

(4) Profa. Marlete Carla Santos Leal - LATTES

(5) Profa. Raimunda Gomes Maciel - LATTES

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 06 - ETP 06

Este eixo temático discute a produção do conhecimento sobre educação escolar quilombola e ribeirinha fundamentadas em dimensões históricas e socioculturais locais, como campos curriculares em torno de significações sociais de grupos que se situam em condições de dominados, cujo objetivo é discutir uma identidade quilombola e ribeirinha em suas práticas, a qual prestigie os valores culturais dos grupos étnicos historicamente dominados e negados, pressupondo desses sujeitos uma postura reflexiva e ativa.

ETP 07 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS GERAIZEIRAS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. nONONONON

Prof. Dr. nONONONON

LÍDER DO ETP 07

Orcid: nononono

E-mail: NONONNOO

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 07

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 07

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 07 (ETP 07)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 07 - ETP 07

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 08 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU E OUTRAS EXPRESSÕES AMAZÔNICAS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. nONONONON

Prof. Dr. nONONONON

LÍDER DO ETP 08

Orcid: nononono

E-mail: NONONNOO

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 08

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 08

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 08 (ETP 08)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 08 - ETP 08

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 09 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS CAIÇARAS E DE PESCADORES ARTESANAIS DE PRAIAS E MARES

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. Carlos Alberto Sarmento do Nascimento

Prof. Dr. Carlos Alberto Sarmento do Nascimento

Líder do ETP 09

Orcid: nonononono

E-mail: casn.sarmento@gmail.com

Currículo lattes
Profa. Dra. Diná Andrade Lima Ramos

Profa. Dra. Diná Andrade Lima Ramos

Vice-líder do ETP 09

Orcid: nonononono

E-mail: dinalr@ufrrj.br

Currículo lattes
Profa. Dra. Lucimar Ferraz de Andrade Macedo

Profa. Dra. Lucimar Ferraz de Andrade Macedo

Secretaria Geral do ETP 09

Orcid: nononononono

E-mail: luferraz@yahoo.com.br

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 09 (ETP 09)

(1) Dr. Carlos Alberto Sarmento do Nascimento - LATTES

(2) Dra. Diná Andrade Lima Ramos - LATTES

(3) Dra. Lucimar Ferraz de Andrade Macedo - LATTES

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 09 - ETP 09

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 10 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE POVOS DE TERREIRO

Este Grupo de Trabalho (GT) dedica-se ao estudo e valorização das comunidades tradicionais de Povos de Terreiro, abrangendo suas práticas culturais, religiosas, sociais, históricas e ambientais. Nosso objetivo é promover a pesquisa interdisciplinar e o compartilhamento de conhecimentos sobre as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e ambientais que envolvem essas comunidades, visando ao reconhecimento e à preservação de seu patrimônio imaterial.

Prof. Dr. nONONONON

Prof. Dr. nONONONON

LÍDER DO ETP 10

Orcid: nononono

E-mail: NONONNOO

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 10

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Me. Fábio Freitas dos Santos

Prof. Me. Fábio Freitas dos Santos

Secretário Geral do ETP 10

<orcid>

E-mail: fabio.f.santos@unesp.br

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 10 (ETP 10)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Me. Fábio Freitas dos Santos - Secretário Geral - cad.12 (UNESP)

(4) Me. Gerôncio Silva Barbosa - cad.25 (UNESP)

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 10 - ETP 10

Objetivos:

  1. Compreender a complexidade e a diversidade das comunidades tradicionais de Povos de Terreiro.

  2. Promover o reconhecimento e a valorização das práticas culturais, religiosas e ambientais dessas comunidades.

  3. Contribuir para a preservação do patrimônio imaterial dos Povos de Terreiro.

  4. Fomentar políticas públicas e ações afirmativas em prol das comunidades tradicionais de Povos de Terreiro.

  5. Disseminar conhecimentos sobre os Povos de Terreiro para diferentes públicos, dentro e fora da academia.

  6. Integrar a dimensão ambiental às práticas culturais, promovendo a sustentabilidade e a preservação e recuperação ambiental.

Áreas de estudo:

  1. História e Origens dos Povos de Terreiro:

  2. Introdução às comunidades tradicionais;

  3. Contextualização histórica e cultural;

  4. Principais matrizes religiosas (Candomblé, Umbanda e outras);

  5. Práticas Culturais e Religiosas:

  6. Rituais e cerimônias;

  7. Música, dança e vestuário;

  8. Hierarquia e organização interna dos terreiros;

  9. Patrimônio Imaterial e Preservação;

  10. Reconhecimento e registro do patrimônio cultural;

  11. Políticas públicas e direitos das comunidades tradicionais;

  12. Projetos de preservação e valorização cultural;

  13. Dinâmicas Sociais e Políticas;

  14. Relações comunitárias e redes de solidariedade;

  15. Desafios contemporâneos: urbanização, discriminação e resistência;

  16. Políticas de inclusão e representatividade;

  17. Economia e Sustentabilidade:

  18. Modelos de economia solidária;

  19. Sustentabilidade ambiental e práticas tradicionais;

  20. Impactos econômicos das práticas culturais;

  21. Dimensão Ambiental:

  22. Relação das comunidades tradicionais com o meio ambiente;

  23. Práticas sustentáveis e preservação ambiental nos terreiros;

  24. Uso e manejo de plantas sagradas e medicinais;

  25. Impactos ambientais das atividades urbanas e rurais nas comunidades de terreiro;

  26. Projetos de educação ambiental e preservação ecológica;

  27. Educação e Difusão do Conhecimento:

  28. Metodologias de ensino e aprendizagem sobre os Povos de Terreiro;

  29. Projetos educativos e oficinas culturais;

    Publicações e materiais didáticos.

ETP 11 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS SERTANEJAS E DE GUARDIÃES DE SEMENTES

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. Dra. Izabel Castanha Gil

Profa. Dra. Izabel Castanha Gil

LÍDER DO ETP 11

Orcid: nononono

E-mail: 57izabel@gmail.com

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 11

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 11

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 11 (ETP 11)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 11 - ETP 11

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 12 - AGRICULTURA LOCAL E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL APLICADA AOS POVOS TRADICIONAIS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. Dra. nONONO NONONO

Profa. Dra. nONONO NONONO

LÍDER DO ETP 12

Orcid: nononono

E-mail: nonon onononnon

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 12

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 12

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 12 (ETP 12)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 12 - ETP 12

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 13 - ESTUDOS SOBRE DECOLONIALIDADE

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho

Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho

LÍDER DO ETP 13

Orcid: nononono

E-mail: alonso.carvalho@unesp.br

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 13

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 13

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 13 (ETP 13)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 13 - ETP 13

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 14 - ESTUDOS SOBRE COSMOVISÃO DE POVOS TRADICIONAIS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. Dra. Luciene Cristina Risso

Profa. Dra. Luciene Cristina Risso

LÍDER DO ETP 14

Orcid: nononono

E-mail: luciene.risso@unesp.br

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 14

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 14

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 14 (ETP 14)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 14 - ETP 14

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 15 - GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. Dra. Angélica Góis Morales

Profa. Dra. Angélica Góis Morales

LÍDER DO ETP 15

Orcid: nononono

E-mail: ag.morales@unesp.br

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 15

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 15

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 15 (ETP 15)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 15 - ETP 15

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 16 - MUSEOLOGIA, MUSEUS E ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 16

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 16

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 16 (ETP 16)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 16 - ETP 16

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 17 - GESTÃO SOCIAL, GERAÇÃO DE RENDA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. Lamounier Erthal Villela

Prof. Dr. Lamounier Erthal Villela

LÍDER DO ETP 17

<orcid>

E-mail: lamounier.erthal@gmail.com

Currículo lattes
Prof. Dr. Patrick Maurice Maury

Prof. Dr. Patrick Maurice Maury

Vice-líder do ETP 17

<orcid>

E-mail: patrick.maury@uol.com.br

Currículo lattes
Rafaela Rosa Chaves Cardoso

Rafaela Rosa Chaves Cardoso

Secretaria Geral do ETP 17

<orcid>

E-mail: rafaelaadmpublica@gmail.com

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 17 (ETP 17)

(1) Dr. Lamounier Erthal Villela (UFRRJ)

(2) Dr. Patrick Maurice Maury (UFRRJ)

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 17 - ETP 17

Este GT/ Eixo Temático Permanente (ETP) aborda a Gestão Social (GS) na sua prática pelas Comunidades Tradicionais (CT), envolvendo inclusive as relações com a Extensão Universitária. Essas relações têm forte influência na sustentabilidade e no desenvolvimento dos territórios, por serem capazes de demonstrar a identificação entre as práticas das Comunidades Tradicionais e a prática da própria Gestão Social (alinhadas à extensão universitária, aos movimentos sociais, dentre outros).

A Gestão Social como disciplina e prática brasileira constitui um processo com origem na Constituição Cidadã de 1988, particularmente por esta introduzir o princípio da Participação Social, abrindo portas para a reprodução cada vez maior de temáticas como controle social, economia social e solidária, sustentabilidade, além da própria discussão do desenvolvimento territorial (em escalas municipais, regionais, estaduais e federais) considerando frentes mais humanas e sociais em detrimento à reprodução do crescimento econômico desenfreado.

Em relação à Economia Solidária, sua política pública de apoio e referência está sistematizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e articulada em todas as escalas territoriais com apoio da rede Ecosol de Gestores Públicos.

A relação da GS com geração de renda e economia solidária, na perspectiva da participação social, traz o conceito de Valor em toda sua abrangência: valor de troca, valor simbólico e valor social (linguagem). Trata-se de perspectiva temporal de reconfiguração a partir das cosmogonias das Comunidades Tradicionais e sua influência na produção social de territórios.

Estas cosmogonias estão no centro da capacidade de enfrentamento de situações como ameaças à própria integridade física das pessoas e do território relacionadas com espaços de megaempreendimentos, de controle das milícias e da formação de latifúndios verdes, encobertos por mecanismos de “mitigação” e reparação social e ambiental.

Este GT tem como objetivo geral reunir, analisar e sistematizar práticas de organizações sociais e universitárias, com suas respectivas influências no fortalecimento do protagonismo e capacidade de negociação na escala de territórios comunitários. Isto, em relação às políticas públicas, aos empreendimentos privados e públicos, à extensão universitária e aos mecanismos de compensação, gestão privada e prestação de serviços socioambientais.

Os objetivos específicos são:

Em termos de interesse comunitário: a consolidação dos direitos territoriais e suas relações com as instâncias de participação nas políticas territoriais de gestão dos recursos naturais, dos recursos hídricos, dos recursos costeiros, dos recursos de royalties, de reparação de danos socioambientais e, de arranjos produtivos locais, e do próprio desenvolvimento territorial humano e sustentável, dentre outros.

Em termos de relação entre CT e Extensão Universitária: o acesso à informação inteligível para o exercício do Controle Social nas Políticas Públicas e nos Empreendimentos da Economia Solidária;

Em termos de Extensão Universitária: a troca de experiência sobre organizações como incubadoras, observatórios, redes de saberes e cartografia social em escala territorial;

Em termos teórico-metodológicos: analisar a aplicação do paradigma da GS e a produção brasileira de teoria no campo da teoria social, inclusive sua contribuição à percepção do Interesse Bem Compreendido.

REFERÊNCIAS

Altieri, D., Tenório, F. (Org.) (2023) Gestão e Economia Solidária, Ijuí RS: Editora Unijuí, ISBN 978-85-419-0363-9 (digital).

Cançado, A., Tenório, F., Pereira, J. (2022) Gestão Social, epistemologia de um paradigma (3ª ed.), Palmas, TO: UFT, ISBN 978-65-89369-17-2.

ENAPEGS, (2023) Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social: Interdisciplinaridade, Inclusão e Extensão, por uma conexão de saberes entre teoria e prática, Villela, L. e Celestino, E. (org.), ISSN 2317-0689. https://pepedt.ufrrj.br/2024/07/11/anais-digitais-do-xii-encontro-nacional-de-pesquisadores-em-gestao-social-2023/

Graeber, D. (2022), La Fausse Monnaie de nos Rêves Vers une Théorie Anthropologique de la Valeur, Paris: Les Liens qui libèrent, ISBN 979-10-209-1133-9

Honneth, A. (1999), Teoria Crítica, in Giddens, A & Turner, J (org.) Teoria Social Hoje (pp. 503-552), São Paulo: Editora UNESP, ISBN 85-7139-261-7.

Laville, J., Frère, B. (2023), A Fábrica da Emancipação, Repensar a crítica a partir das experiências democráticas, ecológicas e solidárias, Rio de Janeiro: Atelier de Humanidades Editorial, ISBN 978-65-86972-16-0

LIMA, Nicholas Augusto Mendes da Rocha. Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Territorial Sustentável: a dinâmica do APL do Turismo (APLTur) na Ilha Grande, Angra dos Reis-RJ. 2023. 146p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas – PPGDT, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica, RJ, 2023.

Maury, P., Villela, L., Cardoso, R., Carvalho, I., (2024), Devir da relação entre extensão universitária e participação social na economia social e solidária, o caso do colegiado territorial da Baia da Ilha Grande/RJ, Cad. EBAPE.BR, v. 22, nº 3, Rio de Janeiro, e2023-0018, 2024 ISSN 1679-3951.

Silva, S. (org.), Da inserção ao desmantelamento da política de economia solidária na agenda governamental (2003-2019) in RBEST Ver. Bras. Eco. Soc. Trab. / BJSLE Braz. J. Soc. Lab. Econ., Campinas, v. 3, e021020, ISSN 2674-9564.

Tenório, F. (org.), (2022), Gestão Social, Um programa de ensino, pesquisa e extensão na FGV EBAPE: 30 anos, Rio de Janeiro, FGV, ISBN 978-65-5652-095-7.

Vandenberghe, F., Camargo, A. (org.), Teoria Social Contemporânea, um laboratório, Rio de Janeiro, FGV Editora, ISBN 978-65-5652-242-5.

Líder:

Lamounier Erthal Villela

ORCID: 0000-0002-8506-4454

E-mail: lamounier@ufrrj.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0265624345647321

Vice-líder:

Patrick Maurice Maury

ORCID: 0000-0002-5277-9904

E-mail: patrick.maury@uol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9864566437453305

Secretaria executiva:

Rafaela Rosa Chaves Cardoso

ETP 18 - ESTUDOS SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS DA ÁFRICA E DA OCEANIA

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. nononono

Prof. Dr. nononono

LÍDER DO ETP 18

Orcid: nononono

E-mail: nononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 18

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 18

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 18 (ETP 18)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 18 - ETP 18

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 19 - ESTUDOS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS FAXINALENSES E DE ORIGENS NA IMIGRAÇÃO EUROPEIA E ASIÁTICA

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Prof. Dr. nononono

Prof. Dr. nononono

LÍDER DO ETP 19

Orcid: nononono

E-mail: nononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 19

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 19

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 19 (ETP 19)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 19 - ETP 19

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 20 - ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E DIVERSIFICADA NO ENSINO SUPERIOR

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. Dra. Carla Giovana Souza Rocha

Profa. Dra. Carla Giovana Souza Rocha

LÍDER DO ETP 20

Orcid: nononono

E-mail: nononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 20

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 20

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 20 (ETP 20)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 20 - ETP 20

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 21 - ETNOESPORTE, GRAFISMO E ARTES DE POVOS TRADICIONAIS

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. DR. NONONONO

Profa. DR. NONONONO

LÍDER DO ETP 21

Orcid: nononono

E-mail: nononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 21

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 21

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 21 (ETP 21)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 21 - ETP 21

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

ETP 22 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA (GT com regras especiais de incentivo à Iniciação Científica de estudantes de ensino médio e graduação)

Este Eixo Temático Permanente estuda NONON ONONO n onon nn n nnononono nonoonon no oonno noonoonnoonoonn.

Profa. DR. NONONONO

Profa. DR. NONONONO

LÍDER DO ETP 22

Orcid: nononono

E-mail: nononono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Prof. Dr. Nononono nnnonn ono

Vice-líder do ETP 22

Orcid: nonononono

E-mail: nononoono

Currículo lattes
Prof. Dr. Nononono nonononon

Prof. Dr. Nononono nonononon

Secretaria Geral do ETP 22

Orcid: nononononono

E-mail: nono nonnoo

Currículo lattes
INTEGRANTES DO GT 22 (ETP 22)

(1) Dr. nononon onononoono

(2) Dr. nonononoono

(3) Nonono onoonnonono

(4) nonononnon

(5) nonononono

(6) nonononoon

(7) nonononono

(8) nonononono

(9) nonononono

(10) nonononono

(11) nononononoo

(12) nononononono

(13) nonononononoon

(14) nonononnonno

(15) nonononononn

(16) nononononnno

(17) nononononoonon

(18) nononononononn

(19) nononononnnonon

(20) nonononnnnnnoo

(21) nonononononno

TEXTO DE DIVULGAÇÃO DO GT 22 - ETP 22

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt.

...

Image