Buscador de publicações (por assunto/tema)

MIssão, valores e objetivos da RedeCT

Missão da RedeCT

 

 

Guardião de sementes em Comunidade Tradicional de Geraizeiros (foto: Alexandre Campos. Local: C.T. Geraizeira da Matinha/Guaraí/TO)

Fortalecer e instrumentalizar as relações de cooperação e de parceria dentre os pesquisadores participantes* com vistas ao aprimoramento dos trabalhos acadêmico-científicos junto aos Povos Tradicionais.

(*) Podem ser pesquisadores participantes da RedeCT (filiados ou honorários): professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes (de doutorado, mestrado, especialização, graduação ou ensino médio), membros de comunidades e povos tradicionais, gestores de políticas públicas e demais interessados. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Logomarca da RedeCT

IMAGEM, IDENTIDADE E LOGOMARCA DA REDECT

A história e toda a trajetória  da RedeCT fundamenta-se sobre a vida, a natureza e as lutas dos povos tradicionais. Neste sentido a produção gradativa de uma imagem produzida pelas pessoas envolvidas nos diversos projetos da RedeCT e que se consolidasse em uma identidade forte e robusta da Rede não poderia deixar de passar pela pelos elementos terra, natureza e ser humano.

O QUE ESTÁ POR DETRÁS DE NOSSA LOGOMARCA…

Três elementos que conectam e que se voltam à busca da plenitude e da sustentabilidade do círculo, de um planeta do qual todos dependem. A terra, simbolizada pela cor marrom, abraça a todos, mas é palco de lutas e disputas capitalistas por sua posse, domínio, propriedade e exaustão. Os povos originários e comunidades tradicionais, de modo especial os indígenas e quilombolas, sofrem a tomada de seus territórios ancestrais como se estes fossem somente glebas de terra. A cor verde, sufocada pela ação humana, representa a natureza, as florestas e a semente de um novo momento, de uma nova possibilidade de vida. O verde representa a vida, que vai se exaurindo, se acabando em suas possibilidades de sustentabilidade. O vermelho, antes de representar as pessoas de diversas etnias, origens e classes, representa o sangue de milhões de membros de povos tradicionais, que se derrama na luta por seus direitos, na luta pela sustentabilidade, na luta pela vida.

Assim, em 2021, à muitas mãos, a RedeCT chegou à produção de sua logomarca atual e que representa um universo de interpretações, mas aqui já contamos quais foram os valores que fundamentaram a produção da arte.

Participaram diretamente da produção da logomarca: Teles Cristiano Cândido, Bruno Ricardo Carvalho Pires, Fernando da Cruz Souza, Alexandre de Castro Campos, Nelson Russo de Moraes e Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior.

Anteriormente, a RedeCT utilizou as duas logomarcas abaixo, mas não são mais utilizadas.